A prefeitura de Porto Alegre abriu período de consulta pública para poder ouvir a população sobre as propostas de concessões do Parque Farroupilha - a Redenção -, o Parque Marinha do Brasil, o trecho esportivo da orla do Guaíba e o calçadão do Lami. Até 24 de novembro, todos que quiserem poderão trazer contribuições e sugestões sobre as minutas do edital, contrato e demais anexos dos projetos.
Uma apresentação sobre o assunto será feita nesta terça-feira (11) pelo prefeito Sebastião Melo e pelos secretários municipais de Parcerias, e de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade. Além de explicar o que já foi feito na cidade, a ideia é trazer novamente a discussão sobre o cercamento dos parques.
Apesar do retorno sobre esse último tema polêmico, não há previsão para essa instalação na Redenção, que continuará acessível por qualquer lado. O grande alvo dessa concessão será a construção do estacionamento subterrâneo, com 577 vagas, previsto para ser construído embaixo do do Parque Ramiro Souto, nas proximidades do Auditório Araújo Vianna.
Será o grande atrativo para quem ganhar. O dinheiro arrecadado na cobrança dos veículos será revertido em melhorias para o parque. Um laudo da consultoria Geotécnica Milititsky atesta a viabilidade técnica. Porém, alguns aspectos precisarão ser observados, pois a região tem muito fluxo d'água, o que necessitará instalação de bombas, com motores elétricos e a combustão.
"Com relação ao surgimento de água nas paredes da contenção, devem ser feitos tratamentos localizados nos locais mais críticos, porém é virtualmente impossível bloquear todo o fluxo d'água. Nesse caso as alternativas mais utilizadas são a execução de revestimento com placa cimentícia ou PVC, em ambos os casos fixados em armação metálica, deixando um espaço de 10 a 15 cm para uma calha de coleta junto ao piso, ou a execução de parede de alvenaria de cutelo interna", relata a consultoria em documento encaminhado para a prefeitura.
Aos permissionários, ambulantes, vendedores do Brique e da Feira de Alimentos, a prefeitura informa não haverá alteração do que hoje já está firmado. E explica que o que está sendo proposto é uma concessão, e não uma venda de espaço público. Aliás, a Redenção é tombada pelo Patrimônio Histórico. Ela não pode ser vendida. O acesso ao parque não terá cobrança de ingresso.
Para o Parque Marinha do Brasil, a grande atração será a construção de uma pista conjunta para bicicletas BMX, skate, patins e outras rodas. Também não haverá cercamento e o acesso permanecerá gratuito.
As concessões terão prazo de 30 anos. Tudo o que está sendo proposto é o que a prefeitura está propondo. Ou seja, as definições podem ainda sofrer alterações.
O que está sendo proposto:
Parque Farroupilha - Redenção:
- Reforma e requalificação dos edifícios e equipamentos;
- Construção de estacionamento subterrâneo na Redenção, com 577 vagas;
- Novos equipamentos;
- Foco no lazer, gastronomia e atividades de recreação;
- Sem cercamento;
- Acesso gratuito ao parque;
- Auditório Araújo viana não faz parte da concessão.
Marinha
- Reforma da pista skate, da pista de patinação, da pista de ciclismo, das edificações, dos monumentos;
- Recuperação das fontes e espelhos d´água;
- Construção de pista conjunta para bicicletas BMX, skate, patins e outras rodas;
- Sem cercamento;
- Acesso gratuito ao parque.
Calçadão do Lami:
- Manutenção do calçadão;
- Qualificação da praia do Lami;
- Reforma das calçadas;
- Cobertura nas churrasqueiras e quiosques;
- Casinhas de salva-vidas.
Trecho 3 da Orla:
- Manutenção dos espaços.