Seis meses depois de receber um espaço específico em Porto Alegre para treinos de ciclistas em alta velocidade, o traçado está ganhando reforço de sinalização. E também está sendo ampliado.
Novas placas foram instaladas para trazer mais proteção aos velocistas. O projeto original contava com nove delas, da Usina do Gasômetro até o BarraShoppingSul, passando pela Avenida Edvaldo Pereira Paiva, num trecho de 7,5 quilômetros.
Na semana passada foi concluída a instalação de mais 49 placas, não só no traçado existente, mas também em um novo ponto: a região no entorno do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. Isso ampliou em mais 3,5 quilômetros o espaço reservado para a atividade.
As primeiras nove placas tinham sido adquiridas por meio de doações. A iniciativa aconteceu em parceria com o grupo “Respeita nosso pedal”, que reúne uma série de atletas e assessorias esportivas. As demais, que viabilizaram a conclusão do projeto, foram adquiridas via emenda parlamentar, pela vereadora Mari Pimentel (Novo).
- A conclusão desse projeto traz mais segurança, conscientização e respeito. Para os ciclistas, motoristas e pedestres. Porto Alegre tem um potencial incrível para que sejamos uma Capital dedicada ao esporte e estamos juntos nessa busca - vereadora Mari Pimentel (Novo).
A ideia inicial era fechar parte da avenida Edvaldo Pereira Paiva, em determinados dias e horários, o que não ocorreu. A via é compartilhada com os carros, e os ciclistas podem usar a avenida a qualquer momento.
Dicas da EPTC para uma circulação segura em treinos de alta velocidade:
- Utilizar roupas claras, principalmente à noite;
- Equipar bicicletas com sistema de iluminação;
- Uso de capacete;
- Redobrar o cuidado com pedestres que circulam pela região da Orla, principalmente crianças.