O aspecto de sujeira e de depredação vai diminuir nos terminais de ônibus de Porto Alegre. Pelo menos, em oito dos principais pontos de embarque e desembarque de passageiros do transporte coletivo.
A prefeitura assinou contrato com a empresa I9 Engenharia. Ela foi a vencedora da contratação que foi realizada para a manutenção nestes locais.
Entre os serviços que serão executados estão lavagem e pintura dos terminais; troca de telhas, reparo na cobertura, pilares, banheiros, iluminação; entre outros serviços. O contrato prevê a manutenção nos terminais Triângulo, no bairro Sarandi; Princesa Isabel, na Azenha; Nilo Wulf, na Restinga; Antônio de Carvalho, na Agronomia; Parobé, no Centro Histórico; além de três terminais na Terceira Perimetral: Utzig (Dom Pedro II com Benjamim Constant), Jayme Caetano Braun (Carlos Gomes com Nilo Peçanha) e Mendes Ribeiro (Carlos Gomes com Protásio Alves).
A ordem de início será assinada nos próximos dias. Quando os trabalhos começarem, eles precisarão ser realizados em até cinco anos. A prefeitura orienta, porém, que os trabalhos sejam realizados em um ano.
Serão investidos R$ 2,2 milhões. De acordo com a secretaria, um cronograma de obras será definido com a empresa.
- Essa manutenção faz parte do Programa Mais Transporte. Em função de atos de vandalismo tivemos muitos problemas com a depredação dos terminais. Este contrato é muito importante para que a gente qualifique a infraestrutura e ofereça aos usuários locais mais aprazíveis para espera e integração no uso do transporte coletivo -, destaca o secretário municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), Adão de Castro Júnior.
Em 2018 e em 2019, GZH apurou o estado de conservação dos terminais rodoviários da Capital. Foram analisados aspectos de limpeza, infraestrutura e acessibilidade.