O contrato de concessão da RS-287 vai passar pela sua primeira revisão tarifária nesta sexta-feira (26). A reunião está marcada para as 14h, na Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs).
A tarifa para carros custa atualmente R$ 3,70. O valor deverá ser corrigido com base na inflação dos últimos 12 meses.
Como também pode ser aplicado um percentual extra, para compensar um arredondamento feito para menos no ano passado, acredita-se que o preço final possa ficar ao redor de R$ 4,20. A decisão, porém, depende da manifestação dos conselheiros da Agergs.
Os novos valores serão cobrados a partir da zero-hora de quarta-feira (31) nas praças de Candelária e Venâncio Aires.
Já sobre as novas praças, de Taquari, de Paraíso do Sul e de Santa Maria, a tarifa só passará a ser paga pelos usuários da RS-287 a partir da validação do primeiro ano de contrato, que é feita pelo governo do Estado. Duas delas já estão em fase de testes - Taquari e Paraíso do Sul. A terceira - Santa Maria - ainda não tem prazo de início deste período.
Na última segunda-feira (22), o grupo Sayr entregou a solicitação do termo de vistoria do primeiro ano de contrato. O governo tem 15 dias para manifestação e depois a Agergs tem mais dez dias. A estimativa é que a cobrança nos três novos pedágios comece a ocorrer a partir da segunda quinzena de setembro.