O viaduto da RS-040 com a RS-118 está de aniversário. O mês de abril marca os dois anos da entrega da obra.
E uma novidade poderá beneficiar, em breve, os motoristas que usam a estrutura. Desde março, uma obra está sendo realizada nas proximidades, em um trecho de um quilômetro após a sinaleira da Rua Alcebíades Azeredo dos Santos.
A pista, em ambos os sentidos, está sendo ampliada. Estão sendo executadas a fresagem e a recomposição do pavimento, tanto da pista de rolagem quanto do acostamento, e correção de desníveis e drenagem do acostamento. A responsabilidade da obra é do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).
Os trabalhos são realizados pela empresa Encopav. A obra deve ser concluídas ainda em abril.
Por enquanto, o Daer não informa se essa melhoria irá representar uma ampliação de capacidade, transformando o trecho até então não utilizado em nova faixa de tráfego. Já a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) informa que, ao final das intervenções, irá avaliar liberar uma nova faixa de tráfego sobre o viaduto.
"Tão logo o Daer conclua as intervenções, a EGR fará um estudo e provavelmente, caso haja condições, haverá a liberação da pista com duas faixas de rolamento do viaduto da 040 em ambos os sentidos", diz nota da empresa pública à coluna.
O viaduto foi planejado para ter duas faixas em cada lado, já prevendo, no futuro, com a duplicação da rodovia no trecho. Porém, como isso ainda não ocorreu, a estrutura foi sinalizada como pista simples em ambos os lados. O investimento total na obra foi de R$ 20,6 milhões. Os recursos usados saíram da arrecadação do pedágio de Viamão.