Um ano e meio depois do início das obras, o trânsito foi liberado parcialmente na manhã desta quarta-feira (18) na RS-040 com RS-118, em Viamão. Os veículos começaram a usar a elevada a partir das 10h, após solenidade que contou com a presença do governador Eduardo Leite.
- É obra que tira transtorno, abre os caminhos, principalmente durante o movimento durante o verão. É uma obra super importante - disse Leite.
Aliás, por causa disso, chamou a atenção o grande número de policiais militares que estiveram na região durante a cerimônia. Havia temor que servidores estaduais pudessem realizar manifestação no local. Também compareceram à cerimônia o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, do secretário estadual dos Transportes, Juvir Costela e do diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Urbano Schmitt entre outras autoridades.
Os veículos já estão usando uma faixa de tráfego em cada sentido, em cima do viaduto. A outra parte da obra, que segue em execução, deverá ser concluída até a primeira quinzena de março, um atraso de aproximadamente três meses.
Quando a obra for concluída, o viaduto terá dois faixas de tráfego em cada sentido. A estrutura foi planejada para ter duas faixas em cada lado, já prevendo, no futuro, com a duplicação da rodovia no trecho.
O investimento total na obra é de R$ 20,6 milhões. Os recursos usados são provenientes da arrecadação do pedágio de Viamão. A construtora SBS é a responsável pelos trabalhos.
A dúvida que permanece agora é sobre o funcionamento da sinaleira instalada na RS-040 com a Rua Alcebíades Azeredo dos Santos. Ela era usada durante o desvio no trânsito para que veículos pudessem passar pela região. O secretário Juvir Costela pediu para a prefeitura que o equipamento comece a funcionar em amarelo piscante, o que não ocorreu até uma hora depois da liberação.