Já virou rotina. Basta um fim de semana de sol para a segunda-feira mostrar quão desrespeitoso pode ser o frequentador da orla do Guaíba.
Sacolas e copos plásticos, garrafas de vidro, latinhas são encontrados ao longo de 1,3 quilômetro do trecho revitalizado. E não é por falta de lixeiras. Tampouco pelo não recolhimento dos resíduos. Tudo isso existe, mas tem se mostrado ainda ineficaz.
Em média, às segundas-feiras são recolhidos entre 10 a 20m cúbicos de lixo. Aos domingos de manhã são retirados entre 6 e 10m cúbicos.
Por causa disso, o consórcio GAM3 Parks está ampliando medidas. Ele é o responsável pelas ações na orla entre a Usina do Gasômetro e a rótula das Cuias desde o começo de agosto.
O recolhimento iniciava, diariamente, às 7h30. Porém, por causa da grande demanda, o consórcio antecipou o começo do trabalho dos garis para as 6h30.
De segunda a sábado, o expediente de limpeza ocorria até as 20h. No domingo, até as 22h. Mas, a partir desta segunda-feira (13), o recolhimento será estendido até às 23h, durante todos os sete dias.
Além disso, 120 lixeiras de 100 litros serão instaladas a partir deste mês. Elas substituirão os cestos temporários que a empresa havia disposto no local. Estes novos espaços destinados para o lixo trarão mensagens educativas, e se somarão às 69 lixeiras que a prefeitura já havia instalado na orla.
Ainda durante o mês de setembro, 40 tonéis também serão instalados na região. Artistas gaúchos serão convidados a decorá-las com grafite com a temática da orla e do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho.
E, até o fim do ano, deverão ser instaladas "lixeiras inteligentes". Ao descartar algo, o frequentador do parque acessa um painel interativo, digita seu CPF. Será feito um cálculo do volume descartado. A intenção é reverter em vantagens para quem mais recolhe o lixo seletivo.