O processo de escolha da empresa que ficará responsável por cuidar das 50 escadas rolantes da Trensurb vai demorar mais tempo para ser concluído. A licitação estava em andamento mas foi suspensa.
De acordo com a Trensurb, uma das empresas interessadas pediu a impugnação da concorrência alegando que o atestado de capacidade técnica solicitado foi muito rigoroso. A disputa ficará interrompida até o término da apreciação do pedido.
O contrato terá prazo de cinco anos. Com ele a Trensurb pretende investir para que o vencedor consiga realizar uma recuperação mais profunda nos equipamentos. Durante este período, a Trensurb pretende concluir a nova licitação, já que o contrato anterior chegou ao fim.
Enquanto isso, um contrato emergencial está em vigor. Ele foi iniciado em outubro e tem prazo de duração de seis meses. A empresa Nalc vem fazendo a manutenção dos elevadores e das escadas rolantes das 22 estações.
No momento, seis escadas rolantes apresentam falha: nas estações Canoas, Mathias Velho, Santo Afonso - duas delas -, Industrial e Novo Hamburgo. Nas estações Canoas e Mathias Velho, elas irão demorar mais tempo para serem religadas. Na estação Novo Hamburgo, o reparo já está sendo feito. Em Santo Afonso, uma das escadas aguarda uma peça para reparo, que deve chegar até o fim do mês. As demais apresentam falhas recentes e a manutenção foi acionada.