A duplicação da BR-116 atingirá um novo patamar a partir de quinta-feira (10). Nesta data, mais 27,1 quilômetros serão entregues. Com isso, mais da metade do trecho em obras já estarão liberados para uso.
Atualmente, dos 211,2 quilômetros da duplicação, 93 quilômetros estão prontos, o que representa 44% de traçado com pista dupla. Com a inauguração desta semana, serão 120,4 quilômetros concluídos, ou 56,8% da totalidade da obra.
Serão três pontos liberados: 10,5 quilômetros, no trecho de Barra do Ribeiro e de competência do Exército; 9,1 quilômetros, entre Sentinela do Sul e Camaquã; e mais 7,5 quilômetros, em Cristal.
Nos 50 quilômetros de competência do Comando Militar do Sul (CMS), será feita a segunda entrega desde abril. A primeira permitiu a liberação de 5 quilômetros.
- Serão três camadas de pavimento, totalizando 14 centímetros de asfalto. Temos um efetivo de 300 militares que executam o trabalho durante todos os dias. Como estamos em adestramento, nossa característica principal, como horários normais de trabalho, permite realizar obras em períodos de feriado e fim de semana - destacou o comandante do 4º Grupamento de Engenharia do CMS, coronel Ivan Alexandre Corrêa, em entrevista ao Gaúcha Atualidade.
O oficial ainda lembrou que o Batalhão Ferroviário tem condições de assumir qualquer obra de engenharia. Basta, porém, que antes seja feito um estudo de viabilidade. Sobre o pedido feito pelo CMS ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para realizar mais serviços no Rio Grande do Sul, o coronel informa que a autarquia ainda não respondeu ao pedido feito.
Duplicação da BR-116
Os contratos da obra foram assinados há 11 anos, ao custo de R$ 868,94 milhões. Atualmente, o montante para realizar a construção já chega a R$ 1,57 bilhão, um aumento de 80,98% do total previsto.
As obras entre Guaíba e Pelotas começaram em 2012 e deveriam durar dois anos. Pela previsão atual do governo, a duplicação poderá ficar praticamente pronta em dezembro de 2021. Porém, o Exército tem dito que a sua parte da obra, referente aos lotes um e dois, só será concluída no primeiro semestre de 2022.
Liberações já ocorridas
A primeira inauguração de trechos duplicados da BR-116 ocorreu em agosto de 2019. Na ocasião, 47 quilômetros foram liberados Tapes, Arambaré, Camaquã, São Lourenço do Sul e Pelotas.
Outros 22 quilômetros foram entregues em março de 2020 nos municípios de São Lourenço do Sul, Cristal e Turuçu. O Exército entregou cinco quilômetros em abril, na região de Barra do Ribeiro.
Em junho, foram mais 9,7 quilômetros de pista nova entregue para uso. O trecho pronto fica no lote três, entre os municípios de Tapes e Sentinela do Sul. No mês seguinte, outros 8,7 quilômetros ficaram prontos em Tapes.
Em outubro, foi entregue quase um quilômetro de pista nova, incluindo o viaduto sobre o Arroio do Padre, em Pelotas. Para fechar o ano, estão estes 27,1 quilômetros na região de Barra do Ribeiro, Cristal e entre Sentinela do Sul e Camaquã.