A falta de obras em um trecho da duplicação da BR-116 fez o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) punir a empresa que era responsável pelos trabalhos. A duplicação nos lotes um e dois era de responsabilidade da construtora Constran. O contrato foi assinado em julho de 2012, ao custo de R$ 118 milhões. As obras deveriam ser executadas até 2014.
Mas, em recuperação judicial, a empresa teve dificuldades de executar os trabalhos. A última dificuldade da construtora foi não ter conseguido obter o seguro garantia para retomar o contrato. Por causa disso, ela teve seu vínculo rescindido com o Dnit em 17 de dezembro de 2018.
Em decisão de novembro, a empresa foi suspensa temporariamente de participar de licitação e de ser contratada pelo Dnit. O prazo da punição é de seis meses.
No processo administrativo de apuração de responsabilidade, a empresa relatou que sempre prestou bons serviços e que a obra foi suspensa e reduzida muitas vezes por determinação do Dnit. Reclama também que houve demora na obtenção das licenças ambientais, atrasos e liberações de trechos para a realização das obras por dificuldades com desapropriações.
O Exército assumiu a obra nos lotes um e dois em janeiro de 2019, no trecho entre Guaíba e Tapes. Dos 50 quilômetros de sua responsabilidade, cinco deles foram liberados ao tráfego em abril, em Barra do Ribeiro. Outros 10 quilômetros deverão ser entregues em 10 dezembro.
Atualmente, dos 211,2 quilômetros da duplicação, 93 quilômetros estão em uso, o que representa 44% de traçado com pista dupla. Os contratos da duplicação foram assinados em 2009 ao custo de R$ 868,94 milhões. Atualmente, o montante para realizar a obra já chega a R$ 1,57 bilhão, um aumento de 80,98% do total previsto.
As obras entre Guaíba e Pelotas começaram em 2012 e deveriam durar dois anos. Pela previsão atual do governo, a obra poderá ficar praticamente pronta em dezembro de 2021. Porém, o Exército tem dito que a sua parte da obra, referente aos lotes um e dois, só será concluída no primeiro semestre de 2022.