A construção da trincheira da Avenida Cristóvão Colombo, na zona norte de Porto Alegre, entrou para a relação de obras da Copa de 2014 que foram concluídas. Os trabalhos foram concluídos há aproximadamente uma semana.
Um dos últimos serviços realizados foi o desligamento das sinaleiras que permitiam cruzar a Terceira Perimetral pelas ruas General Couto de Magalhães e Marques do Pombal. Além disso, o vazamento que foi identificado dentro da trincheira, aparentemente, foi resolvido.
De acordo o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), Marcelo Gazen, um relatório foi encaminhado ao consórcio DDS, formado pelas empresas Dobil e DW Engenharia. Nele, os técnicos recomendaram as correções que precisavam ser feitas como revisão e reparo de juntas executadas e vedações de alguns pontos.
Os serviços foram executados há uma semana e, segundo Gazen, desde então, não foram identificados novos vazamentos. Porém, na sexta-feira, GZH esteve no local e percebeu alguns pontos com água nas colunas internas da trincheira.
Uma última ação patrocinada pela prefeitura ainda ocorrerá no local. Será feita uma impermeabilização na região. Falta acordar agora quem a executará. O trabalho poderá ser feito pelo mesmo consórcio, por meio de um aditivo, ou por uma nova contratação. A definição deverá ocorrer nesta semana.
- A empresa fez os dois reparos que pedimos. Falta só a impermeabilização. Desde que os consertos foram feitos (há uma semana) não tivemos mais registro de vazamento depois disso - informa Gazen.
Sete anos e meio
O contrato de início da obra foi assinado em 2012, mas os bloqueios e interferências começaram em março de 2013. Os trabalhos só começaram efetivamente após a Copa do Mundo de 2014.
Em outubro de 2016, com 85% da obra pronta, as empresas responsáveis pelo serviço alegaram dificuldades financeiras e paralisaram as atividades. O local ficou dois anos sem movimentação de operários.
Mas, em novembro de 2018, a comunidade e empresários da região se mobilizaram. Eles conseguiram material e, com auxílio da prefeitura, concluíram a alça de acesso norte — sul, em maio de 2019, quando o trânsito foi liberado embaixo da terceira perimetral.
A prefeitura de Porto Alegre realizou uma nova licitação para a conclusão da obra. O consórcio DDS iniciou os trabalhos em março deste ano, com previsão de conclusão em novembro. Em abril, o tráfego por baixo da Terceira Perimetral foi novamente suspenso. O trânsito dentro da trincheira foi liberado em 8 de outubro.