Falta ainda apenas realizar a ligação da energia e os serviços de informática e internet, o que deve ocorrer na próxima semana. Vale ressaltar que as obras começaram quatro meses depois do prazo inicial, em outubro de 2019, depois que o projeto da CCR ViaSul foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Apesar do término dos trabalhos, não haverá antecipação da data de cobrança. Ela está marcada para ocorrer em 15 de agosto, como está estipulado no contrato.
Aliás, antes de começar a cobrar pedágio, o local passará por um período de dez dias de testes. De cinco a 14 de agosto, os usuários precisarão parar nos guichês e serão informados que o valor começará a ser cobrado no dia estipulado.
Antes que alguém diga que a concessionária é rápida em construir ponto de pedágio, porque vai cobrar dinheiro do motorista, vale destacar que a troca da localização da praça vai ocasionar uma perda de receita para a concessionária. Segundo a previsão da empresa, os valores arrecadados em Gravataí cairão 20%.
A atual praça, localizada no quilômetro 77, tem um movimento maior. Mas a desativação do ponto de cobrança já estava determinado em contrato e é um sonho para os moradores de Gravataí, que não precisarão mais pagar pedágio para se deslocar até Porto Alegre.
A nova praça terá 12 cabines por sentido, sendo oito bidirecionais, três mistas (manual e automática) e uma automática. A praça atual tem 23 cabines manuais (sendo 13 bidirecionais) e quatro automáticas.
As obras também estão concluídas na praça de Santo Antônio da Patrulha, no quilômetro 19. Ela passará a ter cobrança em ambos os sentidos também em 15 de agosto. O valor será de R$ 4,60. Hoje, a tarifa de R$ 9,20 só é paga por quem se desloca de Porto Alegre para o Litoral.