A prefeitura de Porto Alegre decidiu suspender a licitação para revitalização e concessão de novo trecho da orla do Guaíba, entre a rótula das Cuias e o Arroio Dilúvio. O recebimento das propostas das empresas interessadas ocorreria na tarde desta sexta-feira (20).
Porém, uma publicação em edição extra do Diário Oficial, na quinta-feira (19), revogou a concorrência. O motivo é o estado de emergência enfrentado na cidade.
O projeto passará por ajustes em função do momento da economia mundial e da pandemia do coronavírus. O edital, que estava aberto para interessados desde 14 de janeiro, deverá ser relançado em abril.
Entre as intervenções previstas, destaca-se a construção de uma das maiores rodas-gigantes da América Latina, com pelo menos 80 metros de altura. Além de construir a infraestrutura do trecho, a empresa ficará encarregada da manutenção, limpeza, segurança e paisagismo.
A área de 850 metros de extensão conectará a Orla Moacyr Scliar, entregue em 2018, e o já em obras Trecho 3, junto ao Parque Marinha do Brasil, com prazo de entrega para outubro deste ano.
Antes da suspensão, a prefeitura previa concessão do trecho por 35 anos, com investimento previsto de R$ 512 milhões ao longo desse período. A empresa vencedora não poderá cobrar entrada no parque urbano, apenas em atrativos como a roda-gigante, que tem custo estimado de R$ 44 milhões.