Quatro meses já se passaram desde que a construção da trincheira da Anita Garibaldi, na zona norte de Porto Alegre, foi paralisada. Essa é uma das obras da Copa de 2014 que a prefeitura elencou que entregaria ainda em 2019.
Falta concluir a pavimentação, calçamento e construir uma escada no cruzamento da Alameda Raimundo Corrêa com a Anita Garibaldi. Uma escadaria precisa também ser construída.
Em setembro, moradores da região solicitaram mudança no projeto do que ainda falta executar, mas não apresentaram de onde viriam os recursos. A prefeitura não deverá esperar mais e as obras poderão recomeçar nos próximos dias.
De acordo com apresentação divulgada em setembro durante encontro na Sociedade de Engenharia do Estado do Rio Grande do Sul (Sergs), o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen, estimou que a obra ainda precisa de 45 dias para ser finalizada. Dessa forma, a prefeitura tem 15 dias para pagar o que deve de recursos atrasados à construtora Pelotense e garantir a retomada dos trabalhos. Em agosto, o valor devido era de R$ 200 mil.
Há dez dias, a coluna tenta obter com a prefeitura informações sobre a construção. Todos os pedidos se mostraram frustrados até esta sexta-feira (01).
Em setembro de 2016, a passagem por baixo da Terceira Perimetral foi liberada para o tráfego. Depois dessa liberação parcial, a obra parou e só foi reiniciada em abril de 2018. Os trabalhos foram suspensos novamente seis meses depois e reiniciados em fevereiro de 2019. A expectativa era concluir o trabalho em maio. Depois houve adiamento para junho, julho, agosto e, por último, dezembro.
A construção da passagem está 98% finalizada. A obra teve ordem de início em junho de 2012, mas os desvios no trânsito da região iniciaram-se apenas em janeiro de 2013. O contrato já sofreu oito aditivos de prazo e seis de preço.
A outra obra que a prefeitura acredita que será concluída até dezembro é a trincheira da Ceará. Para 2020, a expectativa é concluir a trincheira da Avenida Cristóvão Colombo, o corredor de ônibus da Avenida João Pessoa, um dos trechos da duplicação da Rua Voluntários da Pátria e as obras na Ernesto Neugebauer e Pedro Boésio. Já a ampliação da Severo Dullius está prevista para ocorrer em 2021. Por fim, a duplicação da Avenida Tronco só será finalizada em 2022. A obra na Plínio Brasil Milano e o segundo trecho da Voluntários da Pátria estão sob avaliação jurídica e técnica, respectivamente.