Depois de seis meses de apuração o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) decidiu que não irá determinar a elevação de 44 cm em trecho da nova ponte do Guaíba, na região do Canal Furado Grande, localizado entre as ilhas do Pavão e dos Marinheiros. A autarquia não se pronuncia sobre o assunto, mas a coluna teve acesso a um documento que foi elaborado pela autarquia e também ouviu integrantes de empresas que atuam na obra e informaram qual foi a solução encontrada.
A autarquia embasou sua decisão usando um estudo da prefeitura de Porto Alegre, que foi realizado pensando no projeto do reassentamento das famílias que moram nas ilhas. Este levantamento previa que a altura suficiente do vão no Canal Furado Grande deveria ser de 3m66cm e não os 4m10cm que foi previsto no edital de licitação — que foi chamado pelo construtora Queiroz Galvão como sendo o projeto mais "pessimista".
Também convocaram a empresa Ecoplan Engenharia, contratada para fazer a supervisão da construção da ponte e que apontou a diferença, a fazer um levantamento sobre o período de chuva e o nível do rio entre junho e outubro para mostrar que não há risco à estrutura da travessia. Porém, o período mais chuvoso de Porto Alegre em 2019 ocorreu entre abril e maio.
O Ministério Público Federal (MPF) foi oficiado da decisão na quarta-feira (9). O procurador da República Enrico Rodrigues, do Núcleo do Controle da Administração, acompanha o caso desde julho e informou que já recebeu a documentação e que irá analisá-la. Na época, Rodrigues destacou que, se o procedimento aberto pelo Dnit não esclarecesse os fatos, uma equipe técnica do Ministério Público Federal iria analisar os procedimentos adotados.
A Ecoplan informou ao Dnit em 29 de março que a altura da ponte no trecho deveria ser de 4m10cm de acordo com o que estipula o Manual de Hidrologia Básica para Estruturas de Drenagem do próprio órgão federal. Em 2 de abril, a autarquia determinou a interrupção dos trabalhos para que uma investigação fosse realizada. Ainda em julho, a construtora Queiroz Galvão recebeu a autorização para retomar o trabalho na região.
Em agosto, a construção da nova ponte atingiu 86% de conclusão. Apesar dos adiamentos e das dificuldades enfrentadas, o Dnit mantém o prazo para entrega da obra: abril do ano que vem. Contratualmente, o término da construção deveria ter ocorrido em outubro de 2017.