A BR-386, a freeway e a BR-101 vão ganhar painéis solares. A instalação destas usinas está ocorrendo em trechos de responsabilidade da CCR ViaSul. Ao todo, 10 trechos receberão as placas solares.
Quatro delas ficam na BR-386 (em Lajeado, no entroncamento com a RS-130; em Victor Graeff; em Fontoura Xavier e Nova Santa Rita). Outras cinco serão instaladas na freeway (Santo Antônio da Patrulha, Gravataí, Glorinha e Porto Alegre). A décima estará localizada na BR-101, em Três Cachoeiras.
As placas serão instaladas conforme a característica do trecho. Serão avistadas em canteiros, trevos ou laterais das rodovias. Em alguns pontos, o serviço está sendo executado concomitante à construção das obras das novas praças de pedágio.
"A energia produzida pelas usinas será transferida à rede da concessionária de energia elétrica, complementando o consumo de iluminação da rodovia que passa a ser de responsabilidade da CCR", informa a empresa.
O trabalho está sendo desenvolvido, ainda de forma preliminar, por uma empresa terceirizada. Um dos locais escolhidos para receber placas de energia está localizado na BR-386 com RS-130, em Lajeado.
O local já recebeu terraplenagem. A conclusão total da instalação deve ocorrer no fim de dezembro. O investimento geral será de R$ 14 milhões.
Ainda não há uma estimativa do quanto a concessionária irá economizar. Este cálculo dependerá do contrato com as companhias de energia a partir do próximo ano, da relação do consumo e do quanto da energia gerada pelo sistema será revertida, entre outros fatores.