Aguardada por quem se desloca entre a serra gaúcha e o Vale do Sinos, a ampliação da BR-448, a Rodovia do Parque, de Sapucaia até Portão perdeu um recurso considerável. No fim do ano passado, a bancada gaúcha no Congresso Nacional destinou R$ 10 milhões em emenda parlamentar para a extensão de 18,7 quilômetros da rodovia.
O montante foi incluído no orçamento de 2019. Porém, como não há tempo hábil para utilização desta verba até o fim do ano, a alternativa encontrada pelos deputados e senadores foi encontrar obras em andamento para repassar o montante.
Atualmente, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) tem um contrato em vigor para realização de Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da ampliação. Depois disso, a autarquia ainda precisa lançar o edital para contratar a montagem do projeto. Somente depois destas etapas é que se pode contratar a empresa que fará a obra, quando os recursos dos parlamentares seriam usados. E estas ampliação, se sair do papel, deverá consumir aproximadamente R$ 1 bilhão.
A obra chegou a ser anunciada pela então presidente Dilma Rousseff (PT), em 2013, meses depois da inauguração dos 21 quilômetros da BR-448 entre Porto Alegre e Sapucaia, e teve licitação lançada no ano seguinte. O edital, no entanto, foi cancelado e desde então nunca mais foi publicado.
A construção da nova ponte sobre o Rio Ibicuí, na BR-472, entre Itaqui e Uruguaiana, também perdeu R$ 10 milhões. Já a adequação do trecho rodoviário da BR-285, em São José dos Ausentes, na serra gaúcha, não terá mais os R$ 8 milhões previstos.
Dos R$ 28 milhões das emendas parlamentares, R$ 18 milhões foram transferidos para a manutenção das rodovias federais do Rio Grande do Sul e outros R$ 10 milhões para a duplicação da ponte do Rio dos Sinos, na BR-116. Esta última obra pode ser executada a qualquer momento, pois o Dnit já tem uma empresa contratada para realizar o serviço.