A construtora Conpasul concluiu uma etapa importante da trincheira da Ceará, na zona norte de Porto Alegre. Na segunda-feira (19), a colocação do piso em concreto da passagem de nível foi finalizada. Em até 28 dias o pavimento atingirá sua resistência máxima. Atualmente, 22 pessoas trabalham na obra.
As atenções se voltam agora aos acabamentos necessários. No próximo, ou no outro fim de semana, a construtora irá concluir a pavimentação no acesso da trincheira de quem vem pela avenida Zaida Jarros. A ideia é que o trânsito não precise ser bloqueado para a execução desta atividade.
A partir de setembro, as empresas vão se concentrar no término da instalação da casa de bombas. Até outubro será finalizada a construção do prédio, com a colocação das aberturas. As três bombas definitivas serão instaladas neste período.
Já entre setembro e outubro, será realizada a instalação da iluminação pública e da rede aérea de energia. Segundo a Conpasul, este serviço será executado nos últimos dois meses antes do término da obra, pois as ocorrências de furto na região são grandes.
A iluminação até já poderia estar pronta, mas a empresa deixou para realizar o que falta no final. A partir da circulação dos veículos no local, a expectativa é que seja mais difícil furtar os cabos e luminárias. A partir de setembro recomeça também a instalação vertical (colocação de placas) e horizontal (demarcação da pista).
A conclusão da trincheira permanece com o prazo de outubro. Porém, a prefeitura precisa pagar R$ 700 mil em débitos pendentes. A Caixa Econômica Federal deverá liberar o recurso ainda nesta semana. A expectativa da prefeitura é que até segunda-feira parte da dívida seja quitada.
Para que a obra não sofra novo atraso, a prefeitura precisa aprovar novo aditivo. Não deverá haver alterações de valores. Somente após a confirmação desta alteração no contrato é que a empresa irá comprar a tela que será instalada nas paredes da trincheira. A construtora já tem um fornecedor e estima que serão necessários 30 dias do prazo para comprar o equipamento, aguardar a confecção e fazer a instalação.
Projetada ao custo de R$ 29,5 milhões, ela está custando atualmente R$ 39,37 milhões aos cofres públicos. A ordem de início da obra foi dada em dezembro de 2012. Os desvios no trânsito iniciaram-se em fevereiro de 2013. Os trabalhos começaram logo em seguida e tinham prazo contratual de execução de três anos.