Dois recursos foram interpostos na licitação de revitalização de um novo trecho da orla do Guaíba. A Superintendência de Licitações e Contratos da Secretaria da Fazenda de Porto Alegre está avaliando os casos.
Esta ação adiou a segunda parte da licitação que estava prevista para quarta-feira (17). Os envelopes com as propostas financeiras das quatro concorrentes que seguem na disputa seriam conhecidas.
O consórcio ACA/RGS, de Portugal está tentando reverter a decisão que o desclassificou. A proposta foi desconsiderada porque a documentação completa não foi apresentada a tempo. O consórcio está tentando entregar um documento faltante.
Já o consórcio DT Guaíba, formado pelas empresas DP Barros e Traçado, busca inabilitar as propostas da Sultepa e da Toniolo, Busnelo. A justificativa é que elas estão em recuperação judicial.
A partir da publicação dos recursos no Diário Oficial de Porto Alegre, ocorrida nesta quinta-feira (18), abre-se um prazo de cinco dias úteis para contestações. A comissão julgadora vai avaliar os casos. Depois de concluída essa etapa, será marcada uma nova data para abertura dos envelopes que faltam. Quem garantir realizar a obra pelo valor mais barato será considerado o vencedor.
Em 8 de julho, a comissão julgadora divulgou que as propostas da Tecon - Tecnologia em Construções e do consórcio ACA/RGS, de Portugal, foram desclassificadas. Já os envelopes apresentados pelas empresas Toniollo, Busnello; Sultepa; construtora Pelotense; e consórcio DT Guaíba foram aceitos.
Orçado em R$ 57,8 milhões e desenvolvido pelo arquiteto Jaime Lerner, o projeto atual prioriza o uso esportivo do espaço entre a foz do Arroio Dilúvio e o Parque Gigante, do Inter. Ao longo de 1,6 quilômetro, serão implementadas 27 quadras (de futebol, tênis, vôlei de praia e tênis de praia), academia ao ar livre e uma pista de skate, considerada a maior da América Latina. Haverá ainda três bares, esplanada e estacionamento com 200 vagas, entre outros.
Esse será o segundo trecho da orla revitalizado pela prefeitura. O trecho 1, entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias, que depois da revitalização recebeu o nome de Orla Moacyr Scliar, foi entregue em 29 de junho de 2018. O trecho 2, que vai da rótula ate o Arroio Dilúvio, ainda não tem projeto de revitalização.