A prefeitura de Porto Alegre vai abrir o cofre para começar a resolver parte do problema dos buracos de ruas e avenidas. Uma licitação foi lançada na quinta-feira (9).
O objetivo é investir R$ 25,6 milhões para recuperar 17,1 quilômetros do pavimento de ruas e avenidas de grande circulação pela cidade. O serviço a ser executado não prevê só a raspagem do asfalto e a colocação de uma nova camada, como geralmente acontece, mas também a troca do material que fica ainda mais embaixo.
- Os trabalhos vão desde substituição do asfalto até a colocação de placas de concreto em áreas onde há paradas de ônibus - destaca a secretária municipal de Planejamento e Gestão (SMPG), Juliana Castro.
As propostas serão conhecidas no dia 12 de junho. Poderão participar da disputa empresas e consórcio de empresas nacionais e internacionais. O empréstimo virá do Banco de Desenvolvimento da América Latina - Corporação Andina de Fomento (CAF).
- Em uma cidade em que 85% da pavimentação já ultrapassou sua vida útil, é um grande ganho poder realizar obras inéditas, melhorando a malha viária, ainda que isso vá ocorrendo gradualmente - comemora o secretário adjunto de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), Marcelo Gazen.
No lote 1 serão contemplados trechos das avenidas Ipiranga, Nilo Peçanha, Protásio Alves e Antônio de Carvalho. Também serão realizados drenagem e implantação de sinalização viária nas paradas de ônibus. Os trabalhos têm duração prevista de um ano.
O lote 2 prevê reforma em trechos da rua Bernardino Silveira Amorim, da avenida Bento Gonçalves e da Estrada João de Oliveira Remião. As obras deverão ser executadas em 10 meses.
- Isso vai fazer com que o asfalto tenha melhor qualidade e durabilidade, evitando ações emergenciais de tapa-buraco, que são feitas de forma paliativa - destaca o secretário municipal de Serviços Urbanos (SMSurb), Ramiro Rosário.
Os projetos também incluem construções de rampas de acessibilidade. Em alguns trechos também terão pontos com alargamentos e execução de ilhas para travessias seguras de pedestres. A prefeitura ainda busca recursos para execução de mais dois grupos de ruas e avenidas que já tiveram projetos elaborados.