Assim como os pardais das rodovias estaduais do Rio Grande do Sul, que deverão ser desligados em julho, dez lombadas eletrônicas correm o mesmo risco, e antes. Um dos cinco contratos vence em junho e precisa ser novamente renovado por mais um ano.
O pedido está tramitando e necessita de liberação de recursos autorizada pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz). A autorização precisa ocorrer antes de 14 de junho sob pena dos equipamentos serem desligados pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).
Oito dos controladores estão instalados na RS-239, em Novo Hamburgo, Sapiranga e Taquara. Os dois restantes estão na RS-155, em Ijuí, e na RS-287, em Candelária.
E dois destes equipamentos estão entre os cinco que mais flagraram motoristas acima da velocidade em 2018. A lombada eletrônica de Novo Hamburgo aparece na terceira colocação, com 2.466 mil multas registradas. O controlador de Candelária aparece logo em seguida, com 36 infrações a menos.
Os outros quatro contratos foram assinados em 2017. Eles passaram por renovação pela última vez em janeiro 2019 e valem por mais 12 meses.
A Sefaz ainda não informou se autorizou a prorrogação. Porém, a secretaria trouxe uma boa notícia. Um dia depois da coluna divulgar que os pardais serão desligados pela falta da licitação, o Daer foi autorizado a realizar a concorrência.
O problema é que não haverá tempo suficiente para publicar o edital, realizar a disputa, assinar contrato, iniciar a instalação dos equipamentos, esperar a aferição do Inmetro e começar a registrar as infrações em menos de dois meses.