De todas as obras prometidas para a Copa do Mundo de 2014, em Porto Alegre, não existe atualmente uma que tenha o término mais aguardado do que a trincheira da Avenida Ceará. É não é para menos. Já são 2276 dias de desvios de trânsito na região. Deste período, por quase dois anos a obra esteve parada por falta de dinheiro e erro de projeto.
A ordem de início foi dada em dezembro de 2012. Os desvios no trânsito iniciaram-se em fevereiro de 2013. Os trabalhos começaram logo em seguida e tinha prazo contratual de execução de três anos. Mesmo assim, a prefeitura quis inverter a lógica de que obra sempre atrasa e anunciou que os trabalhos seriam executados um ano e meio antes do prazo.
Com problemas de projeto, que não previu que a área era alagadiça, a obra precisou passar por ajustes. Os estudos foram doados por empresários. A prefeitura aceitou, pois corria contra o tempo para conseguir verba com o governo federal para garantir mais recursos do que outras capitais que sediaram o mundial.
Em outubro de 2014, a prefeitura chegou a anunciar que lançaria uma nova licitação, após as empresas responsáveis terem manifestado a desistência da obra. Um mês depois, as empresas responsáveis pela obra anunciaram que mudaram de ideia, decidiram aceitar o reajuste proposto pela prefeitura e retomaram os trabalhos
A construção atingiu 95% de conclusão. Projetada ao custo de R$ 29,5 milhões, ela está custando atualmente R$ 39,37 milhões aos cofres públicos.
A última promessa da prefeitura é que a obra da passagem de nível será concluída em outubro. Não disseram se será no começo ou no fim do mês. Como outubro tem 31 dias estou contando que todos eles serão usados. Dessa forma, Porto Alegre está a 160 dias da inauguração da trincheira.
Vou seguir aqui este acompanhamento. Até chegar no dia D. Mas será que desta vez o prazo será cumprido? Espero. Eu e a torcida da dupla Grenal.