Representantes da Arena Porto Alegrense desembarcam em Brasília nesta semana. A intenção é apresentar para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a proposta para construir uma ponte para ligar o estacionamento do estádio diretamente com a freeway. Com a alça seria possível criar uma ligação direta com a rodovia a fim de diminuir os congestionamentos na saída de jogos do Grêmio e em dias de shows.
Uma empresa foi contratada e desenvolveu um estudo topográfico sobre a viabilidade do acesso. Este material será apresentado para a ANTT. O dia a reunião ainda não foi confirmado por ambas as partes. A direção da Arena busca saber se a obra é viável. Se a resposta for positiva, um novo estudo será realizado com a intenção de saber quando a obra irá custar. Não foi informado ainda quem irá bancar a construção.
"Caso um particular a solicite, o pedido será analisado à conveniência técnica de executar a obra, sendo que o fato de ser uma freeway com certeza seria um dos critérios técnicos a ser considerado" informa a ANTT por meio de nota divulgada na semana passada.
Esta é a terceira tentativa que os diretores da Arena fazem para tentar viabilizar a obra. Na primeira oportunidade, em novembro de 2018, o pedido foi apresentado ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que respondeu que o projeto não era adequado e que a ponte criaria riscos de acidentes na rodovia.
Na segunda ocasião, em fevereiro, a CCR ViaSul foi consultada e informou que não tem intenção de realizar a construção. Esta obra não está listada no contrato assinado, ou seja, não é uma obrigação da empresa. Em ambos os casos, os diretores da Arena foram orientados a procurar a ANTT.
"Dada posse da CCR ViaSul, nova consulta foi realiza para verificar a receptividade, viabilidade e protocolos para viabilização do referido acesso – jamais questionando sobre custeio ou responsabilidade da empresa quanto à construção do acesso", informou a assessoria da Arena Porto Alegrense.