Uma reunião nesta quarta-feira (20) entre a CCR Via Sul e Polícia Rodoviária Federal (PRF) irá discutir alternativas para melhorar o deslocamento de veículos pela freeway. O assunto vem sendo discutido e a ideia é já implementar as alterações a partir da sexta-feira (1), véspera do feriado do carnaval.
A alteração visa oferecer mais pontos de uso do acostamento, tanto no sentido Porto Alegre - Litoral quanto do lado oposto. Atualmente, há dois pontos que os motoristas têm permissão para trafegar do quilômetro 1,5 em Osório até o quilômetro 26, no sentido Litoral - Porto Alegre e do quilômetro 74 ao 59, em Gravataí, no sentido Porto Alegre - Litoral.
A proposta já teve consentimento da Agência Nacional de Transportes Terrestes (ANTT). A velocidade máxima permitida deverá ser mantida em até 70km/h.
A quantidade de quilômetros a serem liberados será definida neste encontro. Se a proposta for aceita pela PRF, a CCR Via Sul promete fazer os ajustes necessários na sinalização da rodovia em até uma semana.
A CCR já está fazendo os cálculos para projetar quantos veículos devem passar pela freeway durante o carnaval. Na sexta-feira (15), no primeiro dia de pagamento do pedágio, 72 mil veículos passaram pela praça de Gravataí e outros 38,5 mil em Santo Antônio da Patrulha. No domingo (17), o pedágio de Gravataí recebeu 43 mil veículos retornando do litoral e outros 18 mil no sentido contrário.