O novo trecho em construção da ciclovia da Avenida Ipiranga, entre a Rua João Guimarães e a Avenida Coronel Lucas de Oliveira, só será concluído nos próximos meses. A obra de 650 metros, iniciada no fim de julho de 2018, deveria ter sido finalizada em dezembro.
A pavimentação foi concluída em outubro. A sinalização foi instalada em dezembro. As obras, executadas pela construtora Coesul, são uma contrapartida da construtora Cyrela e custaram aproximadamente R$ 550 mil.
Falta ainda o guarda-corpo, de responsabilidade da EPTC. Ele será instalado nos primeiros meses de 2019. Segundo a prefeitura de Porto Alegre, as chuvas atrasaram a fixação dos taludes, que garantem a sustentação da ciclovia no trecho.
De fevereiro a julho de 2018, uma outra parte da travessia para uso das biciclistas, de 400 metros, foi construído entre as ruas Silva Só e João Guimarães. Com a conclusão desses dois trechos, a faixa para ciclistas da Avenida Ipiranga passará a ter 7,7 quilômetros — o projeto prevê 9,4 quilômetros.
O primeiro trecho, de 416 metros, foi inaugurado em maio de 2012 entre as avenidas Erico Verissimo e Azenha. As obras estão sendo feitas com base nas contrapartidas das empresas que investem em empreendimentos pela cidade.