Os donos de iPhone que assinam o serviço iCloud já podem curar a síndrome de abstinência do X.
Usando o Safari, que é o navegador nativo de iPhone, Mac e iPad, é possível acessar a plataforma – via aplicativo, no entanto, o acesso está bloqueado.
Basta ativar o botão Retransmissão Privada.
Segundo a própria Apple, a Retransmissão Privada oculta o endereço de IP do usuário e a atividade no navegador, além de proteger o tráfego não criptografado na rede. “Assim, ninguém pode ver quem você é e que sites visita”, informa a ferramenta do iCloud Plus.
Ou seja, o serviço de Retransmissão Privada funciona da mesma maneira que uma rede VPN (virtual private network), uma conexão privada que você assina para navegar na internet de forma segura e anônima (mais detalhes aqui).
Questionada, a Anatel não informou à coluna se houve ou não ordem de bloqueio específico do serviço de Retransmissão Privada do iCloud, assim como pediu a 20 mil operadoras de internet do Brasil que barrassem o acesso ao X. Mas, na semana passada o ministro Moraes voltou atrás e revogou a determinação de que Apple, Google e as operadoras de internet "insiram obstáculos tecnológicos capazes de inviabilizar a utilização do aplicativo X", bem como o acesso a conexões VPN (veja a íntegra da decisão abaixo).
Para acessar a função e ativar a retransmissão privada:
- - Acesse Ajustes
- - [Seu nome de usuário]
- - Vá na opção iCloud
- - Retransmissão privada
Ao abrir a ferramenta, basta ativar a opção. Assim, o endereço IP e a atividade de navegação no Safari serão ocultadas.
Leia a decisão de Moraes que desobriga empresas de "colocarem obstáculos" ao acesso ao X:
Siga a coluna no Instagram: @conexaodigital