Policiais civis do Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico (Denarc) deflagraram na manhã desta quinta-feira (30) uma das maiores operações do ano. Tentam impedir que se consolide a aliança de dois grandes grupos criminosos que atuam em Porto Alegre, os V7 da Vila Cruzeiro e os quadrilheiros da Vila Jardim. Acordos de não agressão entre esses dois agrupamentos até já existiam, porque eles têm como inimigos a maior facção da capital gaúcha, os Bala na Cara, do bairro Bom Jesus. Só que agora o pacto ganhou dimensões nacionais.
Os V7, maiores, atuam em diversas vilas da Capital e entraram em confronto com a maior facção gaúcha, Os Manos, nascidos no Vale do Sinos e expandidos para todas as regiões do Rio Grande do Sul. Já os bandidos da Vila Jardim estão mais restritos à sua região, mas têm um chefe ambicioso que já morou no Paraguai e de lá mandava drogas e armas, antes de ser capturado por policiais gaúchos.
Para não serem esmagados tanto pelos Bala como pelos Manos, os V7 e os da Vila Jardim resolveram formar uma joint-venture. Adquirem todo tipo de mercadoria ilegal (inclusive trocada por carros roubados) no Exterior. Para isso, contam com ajuda de uma das duas grandes facções nacionais do crime: o Comando Vermelho, nascido no Rio de Janeiro e hoje presente em metade do território brasileiro.
É a nacionalização de uma logística que antes era restrita aos bairros da capital gaúcha, com raras incursões ao Exterior para aquisição de mercadorias ilegais. Os Manos, para o leitor ficar sabendo, já possuem uma forte aliança, desse mesmo tipo, com o Primeiro Comando da Capital (PCC), maior facção do crime no Brasil. E que inclusive atua nos países vizinhos, como Paraguai, Uruguai, Bolívia e compras feitas na Colômbia.
Como se vê, o crime, para sobreviver, tenta sempre estar passos adiante das autoridades. Até porque os criminosos não estão impedidos pelas burocracias da lei, esse conjunto de regras que norteia a sociedade. Os valores deles são outros e o dinheiro fala mais alto. Ainda bem que os atentos policiais do Denarc estão na cola deles.