Um vídeo que passou a circular na última semana levou a Polícia Civil a desencadear nova ofensiva no Condomínio Princesa Isabel, em Porto Alegre. Nas imagens, dois homens aparecem armados na calçada do residencial, fazendo menção a uma facção rival. Na ofensiva desta quarta-feira (29), dois suspeitos foram presos temporariamente: o que fez a filmagem e um dos que aparecem exibindo as armas. A ação é do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc).
Nesta manhã, foram cumpridos os mandados de prisão temporária, além de ordens de busca e apreensão. As prisões foram determinadas pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito (seriam pistolas de calibre 9 milímetros), associação criminosa armada, e associação para o tráfico.
— Ali, eles estão guarnecendo uma boca de venda do tráfico. Fazem segurança ali do ponto de tráfico para que não venha a facção contrária — explica Liedtke.
Uma arma de mesmo calibre foi apreendida no local durante a operação desta manhã.
Vídeo nas redes
As imagens foram gravadas durante a madrugada na Avenida Princesa Isabel, em frente ao condomínio de mesmo nome. O residencial fica a poucas quadras do Palácio da Polícia e já foi alvo de diversas operações contra o tráfico. O local, no entanto, continua sob domínio de organizações criminosas. Nas imagens, a dupla exibe as armas para o alto.
Um dos pontos destacados pela polícia nos pedidos de prisões encaminhados ao Judiciário foi justamente o fato de esse tipo de ação gerar risco a outras pessoas, sem qualquer envolvimento com o crime organizado.
— Embora o vídeo seja de madrugada, ali se sabe que durante o dia naquela calçada passam trabalhadores, adolescentes, crianças. É um risco. O Judiciário, também atento isso, deferiu nosso pedido — afirma o delegado.