Foi com um desfile de blindados e som de bandas marciais que 34 gaúchos receberam comendas do Exército nesta sexta-feira (25), Dia do Soldado. As medalhas foram entregues em cerimônia organizada pelo Comando Militar do Sul (CMS) na sede do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda (3º RCG), na Rua Dr. Salvador França, no bairro Partenon, em Porto Alegre.
A cerimônia, que começou às 10h30min, foi presidida pelo Comandante Militar do Sul, general Hertz Pires do Nascimento. A maioria dos homenageados são militares, mas entre os condecorados estão magistrados e funcionários públicos de diversas esferas, além de um professor de universidade particular.
Foram entregues 11 medalhas do Exército Brasileiro, 23 medalhas do Pacificador e uma Ordem do Mérito Militar, a mais alta honraria dispensada pelas Forças Armadas, concedida ao desembargador federal Marcelo Malucelli, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que recebeu duas condecorações.
Os homenageados e também os convidados assistiram ao tradicional desfile da tropa, incluindo alguns antigos uniformes do Exército, além de viaturas e blindados.
A data de comemoração do Dia do Soldado refere-se ao nascimento do Patrono do Exército Brasileiro, Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Lima e Silva nasceu em 25 de agosto de 1803 e tornou-se conhecido como "o pacificador" após sufocar rebeliões contra o então Império de Dom Pedro II.
Em sua fala, o general Hertz lembrou que, apesar de vitorioso nas guerras, Caxias estendeu a mão aos vencidos e conclamou a todos para se unirem pelo Brasil. A colocação foi vista, entre os convidados da cerimônia deste Dia do Soldado, como um convite a que os brasileiros superem suas divergências ideológicas.
A cerimônia também serviu para que militares da ativa e da reserva debatessem as últimas novidades em investimentos sobre as Forças Armadas — parte delas anunciadas pelo governo federal no Novo Pac.
Outro assunto é a saia-justa enfrentada pelo governo brasileiro ao não se manifestar claramente contra a invasão russa na Ucrânia. Essa posição se choca contra a de alguns parceiros estratégicos na Europa, como a Suécia — que fornecerá os caças JAS Grippen para a Força Aérea Brasileira — e a Itália — que acena com a venda de blindados sobre rodas Centauro 2. O editor do site especializado DefesaNet.com.br analisou esse impasse, recentemente.
No Exército, uma controvérsia é a decisão de reformar os blindados Cascavel, com quase 50 anos de uso, em vez de investir em novidades como o Centauro 2. Tudo isso e mais um pouco foi debatido neste Dia do Soldado.