O atual subchefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, delegado Fábio Motta Lopes, deve ser o escolhido do governador Ranolfo Vieira Júnior para comandar a corporação. A ideia é ter uma solução de continuidade, já que a chefe da Polícia, delegada Nadine Anflor, deixou o cargo na última sexta-feira (1º) para ser candidata a deputada estadual pelo PSDB, mesmo partido do governador que acaba de entrar e do que saiu. A informação tinha sido antecipada pela colunista Rosane de Oliveira.
Graduado em Direito pela PUC-RS e mestre na mesma disciplina pela Ulbra, o delegado Fábio Motta Lopes é professor universitário e também da Academia de Polícia. Ele ocupou os principais cargos da Polícia Civil, entre eles a direção do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM, responsável por todas as delegacias da Grande Porto Alegre) e a chefia de gabinete do Chefe de Polícia, sempre em colaboração estreita com Ranolfo Vieira Júnior, quando este atuava como delegado e não como secretário e vice-governador. Os dois têm relacionamento de confiança há décadas, desde que Ranolfo dirigia o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Motta Lopes integrou também a diretoria da Associação de Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul (Asdep).
A subida de posto de Motta Lopes deve se enquadrar na tática de manter o time, adotada por Ranolfo, que acaba de anunciar o ex-comandante da BM, coronel Vanius Santarosa, como novo secretário da Segurança Pública.