A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
A festa do centenário da soja no Brasil terá a presença dos protagonistas dessa história. São os descendentes do pastor Albert Lehenbauer, norte-americano que trouxe os primeiros grãos para o país. Doze deles estarão na 24ª Fenasoja, a partir desta sexta-feira (29), em Santa Rosa.
Para o presidente da feira, Dário Germano, a confirmação dessas presenças já é um indício do marco que terá esta edição:
— Vai ser histórico não só para Santa Rosa, que é o Berço Nacional da Soja, mas também para o Brasil. Por tudo o que a soja representa, em termos de prosperidade, desenvolvimento.
Dentro da programação especial da Fenasoja deste ano, os descendentes participam de duas atividades. Uma delas será no domingo (1), quando será inaugurado o marco zero, um memorial da história da soja, na Linha Quinze de Novembro, no interior de Santa Rosa. Na ocasião, eles se encontrarão com descendentes de quatro famílias, Bessel, Schwartz, Muller e Brakmann, que receberam os grãos há 100 anos.
A outra será na segunda-feira (2), quando receberão homenagens da feira. No mesmo dia, um livro sobre o centenário da soja, elaborado em parceria com a Associação dos Produtores de Soja do Estado (Aprosoja-RS), também será lançado.
A feira
A Fenasoja 2024 ocorre de 29 de novembro a 8 de dezembro, no Parque de Exposições de Santa Rosa.