Dados consolidados da produção Agrícola Municipal de 2023, divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (12), mostram que o maior volume de soja colhido no Estado foi na Metade Sul. Dom Pedrito, na Campanha, ocupa o topo do ranking, com 367,5 mil toneladas do grão.
Na segunda posição vem outro município da Fronteira Oeste, São Gabriel, com produção de 262,47 mil toneladas. Vacaria completa o ranking dos três maiores produtores no Estado, com 234 mil toneladas.
Tupanciretã, que reinou durante longo período como o maior produtor do Estado, veio na quarta posição, com 205,6 mil toneladas.
— Embora tenham sido em volumes menores, as chuvas foram na hora necessária — pontua José Roberto Pires Weber, presidente do Sindicato Rural de Dom Pedrito sobre o resultado colhido em um ciclo marcado por estiagem.
Considerada a nova fronteira agrícola da soja, a Metade Sul teve um avanço significativo da área cultivada. Dom Pedrito, por exemplo, somava apenas 2 mil hectares com o grão em 2000. Em 2023, foram 160 mil.
Weber acrescenta que, nesse período, não foi apenas a área que expandiu. Toda a rede de vendas e serviço em torno do grão também ganhou envergadura. Ele cita exemplo das revendas de insumo. Há cinco anos eram seis, hoje são 23.
Da mesma forma, a pesquisa desenvolveu cultivares específicas para o plantio em terras baixas, até então dedicadas apenas ao cultivo do arroz.
— Por um lado, havia a necessidade de expansão da produção agrícola. Do outro, a terra era boa. O vendedor de insumo veio e se criou um círculo virtuoso. Estamos muito bem adaptados a essa nova realidade.