A jornalista Bruna Oliveira colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
É na potência da força feminina que muitos desafios têm ganhado outro olhar de enfrentamento no campo. Embaladas por este movimento, 12 produtoras e gestoras de propriedades rurais de Porto Alegre se uniram e querem fazer história no trabalho da agricultura.
À frente do Mulheres Rurais de Porto Alegre, Noara Tubino conta que o grupo surgiu a partir de um programa do Senar, o Mulheres em Campo, e plantou a sementinha para que aquelas participantes mantivessem contato. Assim nasceu a ideia que dava continuidade ao grupo e a uma série de discussões sobre o papel das mulheres no agronegócio.
Muitas das participantes perderam produção e infraestrutura durante a enchente de maio. Por isso, entre outras pautas, um dos objetivos é buscar amparo umas nas outras para seguir na atividade agrícola.
— Nosso objetivo é fortalecer as propriedades, inclusive emocionalmente, com o apoio de umas às outras, e começar a divulgar este trabalho. São mulheres gestoras de suas propriedades, então sabemos bem as nossas demandas — diz Noara.
O lançamento oficial do Mulheres Rurais será na Expointer, em programação marcada para o dia 28 de agosto. Será no estande do Sicredi, instalado no espaço das máquinas agrícolas no parque Assis Brasil, em Esteio.