A jornalista Bruna Oliveira colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Se é tempo de vindima, é tempo também de enoturismo no Rio Grande do Sul. A tradicional época da colheita da uva no Estado movimenta não só os produtores da fruta, mas também uma série de negócios e apreciadores de vinhos que aproveitam a temporada para conhecer a produção local.
Para celebrar a safra deste ano, um site foi lançado para reunir em uma só página diversas experiências ligadas à bebida no Estado. Em poucos cliques, turistas e moradores podem consultar os eventos que ocorrem nesta época do ano nas principais regiões produtoras.
A página Vindima RS, desenvolvida pelo Vinho Brasileiro e a Wine Locals, permite encontrar mais de 20 vinícolas gaúchas que oferecem desde a experiência da colheita nos parreirais até a tradicional pisa das uvas e jantares em meio aos vinhedos.
O foco é promover a cultura da uva de forma geral, sem que seja preciso, necessariamente, desembolsar para viver a experiência da vindima. Por isso, além dos eventos privados das vinícolas, a plataforma também divulga festas gratuitas realizadas por prefeituras gaúchas.
Gerente de promoção do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), Cristina Carniel diz que a iniciativa foi criada para fortalecer ainda mais as tradições culturais e econômicas associadas à produção da uva no Estado:
— A vindima é um momento muito tradicional no RS, uma celebração tanto para o produtor quanto para quem participa. É a comemoração de um trabalho que é feito durante o ano todo e que a colheita coroa. A ideia foi fomentar o enoturismo e celebrar este momento.
No site, é possível localizar festejos não só da Serra, tradicional região produtora, mas também da Campanha e de outras localidades que apostam no cultivo no Estado. A programação de celebrações da colheita vai até o mês de março.