A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Os altares em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes e as oferendas para Iemanjá devem continuar recheados de flores no feriadão deste ano. É o que projeta a Associação Rio-Grandense de Floricultura (Aflori). Com uma procura considerada dentro da normalidade para o período, há lojas na Serra, no entanto, em que as encomendas tiveram um crescimento de até 30%.
– Depende muito da região. Onde é feriado, a venda foi um pouco prejudicada por causa do feriadão. Já nas regiões onde não é, as pessoas se dedicaram mais a ir às compras – avalia Walter Winge, presidente da Aflori.
Entre as mais pedidas, rosas e crisântemos nas cores branca, amarela e azul (colorida artificialmente) lideram a lista. Parte é produzida no Rio Grande do Sul, em municípios como São Sebastião do Caí, Pareci Novo e Santa Maria, parte em São Paulo.
Embora não seja um período significativo de vendas para o setor de flores no calendário anual, a celebração de Navegantes representa uma fatia importante do faturamento no verão, segundo Winge.
O dirigente acrescenta que o início de ano normalmente coincide com festas de formaturas, que também impulsionam as vendas.
— A flor é sempre um presente, uma lembrança dada nesses momentos — reforça Winge.
A grande expectativa do setor está em março, quando há o Dia da Mulher. O período vem apresentando crescimento ano após ano em relação às vendas.