O feriado de Nossa Senhora dos Navegantes mobiliza a rede hoteleira do Litoral Norte. A expectativa é que todos os 22 mil leitos disponibilizados pelos cerca de 90 hotéis e pousadas da região estejam ocupados até sexta-feira (2).
Segundo o Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Litoral Norte, nesta terça-feira (30) 90% dos quartos já estão indisponíveis. Ainda há opções em todas as praias, mas nem todos os estabelecimentos possuem lugares vagos. O hóspede terá que consultar as possibilidades de acordo com o seu destino.
— A expectativa é que já amanhã chegue a 100%. O pessoal cultiva muito esse feriado. No Dia da Nossa Senhora dos Navegantes, as pessoas vêm sempre, para manter o ritual próximo às praias. É extremamente importante essa data para os gaúchos —afirma a presidente do sindicato, Ivone Ferraz.
Outra atração importante para o feriado, o Planeta Atlântida também deve contribuir com a movimentação na região. O impacto, no entanto, é menor nas hospedagens, segundo ela, por se tratar majoritariamente de um público jovem, que possui casas de veraneio ou que vai ao evento sem pernoitar.
A alta demanda por hospedagem nas praias gaúchas não é novidade nesta temporada. Segundo Ivone, desde o início do verão, há lotação máxima em todos os finais de semana. A entidade calcula que o movimento na rede hoteleira neste ano cresceu 30% em relação a média dos últimos anos, incluindo o período anterior à pandemia.
— A gente percebe uma mudança no status financeiro das pessoas. Muitas foram atingidas por catástrofes naturais no ano passado, por exemplo. Com isso, ao invés de irem viajar para o exterior, optaram por opções mais econômicas — explica.