A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Arremesso de espiga de milho no cesto e carrinho de mão são algumas brincadeiras de muitas crianças no campo e que, a partir desta semana, se transformaram em verdadeiras modalidades esportivas no interior do Estado. É na segunda edição dos jogos rurais, organizada pelo Senar-RS, uma espécie de olimpíada do agro. Reunindo 2,2 mil jovens em cinco provas, a competição começou em Sobradinho, terá final em Porto Alegre e a próxima etapa nesta sexta-feira (17), em Palmeira das Missões.
Há mais de 10 anos na coordenação da promoção social do Senar-RS, a pedagoga Sandra Catarina Vieira explica que a iniciativa busca auxiliar no desenvolvimento educacional, social e de saúde das pessoas do campo. Com professores e familiares na torcida, as crianças e adolescentes de 11 a 16 anos competem em provas relacionadas ao contexto rural. Entre as modalidades estão o arremesso de espiga de milho no cesto, a corrida de saco, o tiro ao alvo com estilingue e o cabo de guerra.
— Nós também inserimos o jogo de xadrez, por exemplo, e o dominó para desenvolver habilidades de raciocínio lógico, de tomada de decisão e de paciência. Porque, dentro do contexto de sucessão familiar, são necessárias para os jovens conseguirem desempenhar atividades práticas do campo — acrescenta Sandra.
Das 468 crianças e adolescentes que participaram dos jogos rurais no município de Sobradinho, o primeiro lugar na prova de arremesso de espiga de milho ficou com o filho de produtores rurais Junior Michel Vieira da Silva, de 13 anos. Aluno em Passa Sete, Junior conta que usou da sua calma e concentração para vencer a modalidade.
— Sou bom de mira e jogo bocha — detalha o jovem.
Classificado para a final em Porto Alegre no próximo dia 2, ele diz ainda que está alegre, mas também ansioso:
— Acho que vai ficar mais difícil. Estou treinando em casa diariamente.
Patrocinados pelo Senar-RS a partir da contratação de uma equipe do SESC, os jogos rurais deste ano têm quatro etapas regionais (em Sobradinho, Palmeira das Missões, Pelotas e Glorinha) e a final (em Porto Alegre). Nesses dias de competição, os 2,2 mil jovens passam o dia competindo e recebem alimentação de manhã, no horário do almoço e à tarde.
— Ficam o dia inteiro com a gente — frisa Sandra.
Quem fica em primeiro, segundo e terceiro lugar de cada modalidade se classifica para a final. Além de medalhas, os jovens também concorrem a um troféu. A inscrição para participar foi feita por meio de uma parceria entre os Sindicatos Rurais e as prefeituras da região.
Para os próximos anos, a ideia é aumentar ainda mais a competição, projeta a coordenadora do Senar-RS:
— Daqui a pouco ampliar essa oportunidade regional e trazer também para final um ainda público maior de crianças e adolescentes.
Confira as próximas etapas dos jogos rurais:
17/11: Palmeira das Missões - no Parque de Exposições Telmo José Schardong - Ginásio Crispin Miranda (Av. Independência, 500)
21/11: Pelotas - no Parque de Exposições da Associação Rural de Pelotas (Av. Fernando Osório, 1754)
24/11: Glorinha - no Glorinha Futebol Clube (Av. Dr. Pompilio Gomes, 23360)
02/12: Porto Alegre (final) - no SESC Protásio Alves (Av. Protásio Alves, 6220 - Petrópolis)