Na vida real, ele já ganhou a voz e os movimentos do governador do Estado, Eduardo Leite, que deu vida ao personagem ao fazer um convite, em vídeo, para a 97ª Expofeira de Pelotas. No mundo da inteligência artificial, Primo Campos é o avatar que conduzirá a integração de produtores e visitantes no evento que começa na próxima segunda-feira (09) e segue até o domingo (15) no Parque Ildefonso Simões Lopes. Criado com uma tecnologia única, mesclando machine learning e realidade aumentada, faz parte do pacote tecnológico desenvolvido para o período da exposição, organizada pela Associação Rural do município da Metade Sul. O lançamento oficial da novidade será no domingo (08), nas redes sociais, mas a coluna adianta para os leitores.
— A primeira edição foi em 1899 (I Exposição Agrícola do Estado). Desde então vem se reinventando para ser relevante. Vivemos um novo contexto de mercado, de comunicação. O objetivo da feira era sair do discurso e ir para a prática — explica Flávia Peres, CEO da Euvatar Storyliving Studio, que atua na criação de experiências com realidades mistas (físicas e digitais) e está à frente do projeto.
A escolha do nome traz a ideia de que todos temos alguma ligação com o campo, explica a executiva. Uma das formas de interação com o personagem será em uma tv com uma câmara que, quando a pessoa olha, se enxerga como o avatar. A ideia é dar voz para que o agro possa assumir a narrativa, com o público externo, da realidade vivida no campo. Por isso, outras experiências estão inseridas no cardápio no espaço batizado de Corredor de Experiências. Como o clipe imersivo Nossa História tem Voz, todo em realidade virtual. Ao colocar os óculos, é transportado para atividades do campo e conversas com produtores da região, como Augusto Rassier, atual presidente da Associação Rural de Pelotas. É possível até, explica a CEO, reproduzir o trote em cima de um cavalo.
— Nossa ideia é que o público possa “viver e sentir” o campo. Mais do que contar como é a rotina e a produção no agronegócio, queremos que as pessoas vivenciem, de alguma forma, o campo — reforça Rassier.
No plano dos negócios, os organizadores da 97ª Expofeira de Pelotas estimam superar o faturamento de R$ 7 milhões da edição de 2022. Além dos leilões de bovinos e de cavalos crioulos, a feira também terá a Conferência Rural, com mais de cem horas de programação em formato de palestras, debates e semanas acadêmicas com a temática do agro. Fazem parte da lista de atrações agendas culturais e pavilhão com produtos da agricultura familiar.
Leia mais colunas de Gisele Loeblein