A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Apesar da redução na demanda observada nos últimos anos, o setor de flores projeta um novo crescimento nas vendas para o Dia de Finados. Com reajuste na oferta de flores como o crisântemo (foto), principal escolha para esta data, o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) estima uma alta de 8% a 10% na comercialização no país. No Estado, as vendas também devem crescer, na avaliação da Associação Riograndense de Floricultura (Aflori).
– No ano passado, os floricultores foram prejudicados pelo período eleitoral. O segundo turno foi no dia 30 de outubro, e muitos pedidos foram cancelados pela insegurança política. As vendas foram bem ruins – explica Walter Winge, presidente da Aflori.
William José de Wit, presidente do Ibraflor, cita também a paralisação dos caminhoneiros, os bloqueios nas estradas após as eleições e o foco dos consumidores na realização da Copa do Mundo de Futebol como fatores que prejudicaram a comercialização.
Na Centrais de Abastecimento do Estado (Ceasa/RS), a proprietária da Flor & Cor, Michele Leites, espera para este ano um resultado diferente no período de Finados:
– Comprei metade das flores, 24 mil, que foi o que sobrou no ano passado.
Nesta época do ano, a maior parte das flores vêm da região de Holambra, São Paulo. E os preços estão maiores, adianta a florista. Preço do petróleo, de defensivos agrícolas e das embalagens plásticas ajudam a explicar essa alta, explica Winge
O enfraquecimento do movimento no setor de flores na data de Finados tem ainda um ingrediente cultural, segundo os dirigentes das entidades. Nas gerações mais jovens, o hábito de homenagear quem já se foi com flores tem perdido força.
— A cremação também tem sido muito usada. E muitos municípios começaram a proibir o uso de flores naturais por causa da dengue. Só entra flor artificial — acrescenta Winge, da Aflori.
Atualmente, o Dia de Finados representa 3% do PIB anual do setor brasileiro, em torno de R$ 606 milhões, considerando desde a produção até a comercialização final.