A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
O que ovo e vinho tem a ver? Para a UOVO, de Bento Gonçalves, tudo. É que a empresa gaúcha se inspirou no formato da proteína para desenvolver um produto diferente do portfólio brasileiro de recipientes de vinho: um tanque colorido nos formatos ovoide e esférico para vinícolas. Com expectativa de entregar pelo menos 50 modelos ainda neste ano para o mercado, a novidade será lançada oficialmente na próxima semana, entre os dias 3 e 5 de outubro, durante a ProWine, principal feira de vinhos e destilados do Brasil, em São Paulo.
Com dois anos e R$ 500 mil de investimento para tirar esses tanques "da casca" — os modelos só eram fabricados até então na França e nos Estados Unidos —, a diretora da UOVO, Paula Reginato, conta que o produto foi criado muito mais do que apenas para chamar a atenção do setor — porque, claro, chama:
— O formato ovoide possibilita fazer o movimento vórtice (giratório) naturalmente, só pela troca de temperatura durante a fermentação. Não precisa de alguém misturando o vinho o tempo inteiro.
Entre outras vantagens, Paula cita ainda a maior durabilidade do tanque — 10 anos, enquanto uma barrica dura cerca de três — e a manutenção da temperatura e do sabor, por causa da tinta e do concreto.
— Por ser feito de concreto, e não de carvalho, o tanque não interfere no sabor do vinho, no seu terroir. E tanto vinícolas quanto o próprio mercado têm buscado atualmente vinhos mais naturais — acrescenta a diretora da UOVO.
O tanque no novo formato pode ser usado para qualquer tipo de vinho, desde a armazenagem até a fermentação e o amadurecimento da bebida.