A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Nas 64 torneiras de vinho existentes no Dionisia Restaurante VinhoBar, em Porto Alegre, os rótulos nacionais sempre tiveram espaço, mas ano após ano a participação vem aumentando. Jaqueline Meneghetti, proprietária do estabelecimento, conta que, atualmente, cerca de 40% do que é oferecido no restaurante é de origem brasileira, de regiões que vão da Campanha até a Serra da Mantiqueira.
— O vinho produzido no Brasil sempre foi procurado, mas atualmente o consumidor busca ainda mais. E não só o consumidor brasileiro. Turistas de vários países chegam aqui e pedem para conhecer os nossos rótulos — reforça Jaqueline.
Na sua avaliação, o consumidor tem buscado se informar mais sobre a qualidade nacional.
— Essa qualidade tem muito a ver com investimentos, a busca incessante por técnicas novas, o cuidado das parreiras em grandes vinícolas e no pequeno produtor também — analisa ainda Jaqueline.
Em 2022, os rótulos brasileiros receberam 704 premiações em 23 concursos internacionais. Em comparação ao ano anterior, o crescimento é de 70%, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Enologia (ABE).