A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Tempo seco, sol a pino e terra vermelha levantada pelo trote de cavalos com cowboys. Foi inspirado nesse ambiente que a cabanha Rincon del Sarandy, de Uruguaiana, lançou o tema faroeste para o seu próximo leilão. O remate, que começa neste sábado (19) e vai até domingo (20), coloca em pista 240 animais das raças brangus, ultrablack e angus, pelo Lance Rural.
Um dos proprietários da Rincon, Ignacio Tellechea conta que a inspiração veio das constantes secas que vêm ocorrendo na região.
— Tivemos um verão muito seco, de pouquíssima chuva, na Fronteira Oeste. Condições extremas como as do faroeste. E aí a gente entendeu que poderia fazer uma campanha em cima disso, mostrando como o gado resiste a essas situações adversas — explica o criador.
Os destaques do Rincon Code, como é chamado o leilão, serão os touros ultrablack Clint, East e Wood. Nomes, claro, inspirados no ator Clint Eastwood, que atuou em clássicos do gênero. Os três também serão personagens do gibi Turma da Rincon, que será distribuído na 46ª Expointer para divulgar a cabanha.
Na história Farm Oeste Gaúcho, do gibi, a genética é o diferencial, afirma Tellechea:
— Os três estão em um verão muito seco, mas trabalhando bem. Queremos mostrar que esses animais são muito resistentes.
Mesmo com preços do boi gordo em baixa, Tellechea entende que isso não deve afetar no faturamento das vendas. Para ele, o cliente do leilão está enxergando a médio e longo prazo, buscando formar ou aumentar plantéis.
O leilão Rincon Code está na terceira temporada. Já o gibi chega agora a sua segunda edição.