A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Aguardado por nove anos, o novo concurso da Emater teve edital publicado nesta semana. Serão oferecidas 98 vagas e haverá a possibilidade de cadastro reserva.
Mesmo que a notícia tenha sido bastante comemorada, a presidente da Associação Dos Servidores da Ascar/Emater-RS (Asae), Marines Rosali Bock, entende que as vagas ainda não atendem a falta de pessoal que vive a instituição:
— Estes 98 colegas serão muito bem-vindos, mas não suprem a necessidade mais urgente, pois desde 2014 perdemos mais 850 empregados.
A presidente da Emater/RS, Mara Helena Saalfeld, também reconhece que a quantidade é insuficiente e citou o crescimento da demanda de prefeituras por extensionistas nos municípios. Mas pondera:
— O governador (Eduardo Leite) tem a cabeça muito centrada no que dá e no que não dá. A gente tem que dar o passo de acordo com a perna. E com a possibilidade do cadastro reserva vamos poder contratar mais gente.
É o que espera Marines:
— A Emater/RS tem capilaridade em todos os municípios do Estado. É uma das mais importantes políticas públicas do estado para o meio rural. Consegue chegar onde as outras instituições não conseguem atender, e com mais trabalhadores pode fazer muito mais, principalmente no que tange a produção de alimentos com qualidade e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas — defende ainda.
As inscrições poderão ser feitas entre os dias 17 de julho a 15 de agosto, pelo site da instituição e pela Legalle Concursos. O valor das inscrições varia de R$ 85,00 a R$ 195,00. As vagas contemplam 40 cargos para diversas funções da assistência técnica e extensão rural e social em todas as regiões do Estado. Técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, médicos veterinários e assistente social são algumas das vagas contempladas.