A jornalista Bruna Oliveira colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Fazer uma gestão "aberta, transparente e de qualidade" está entre os compromissos listados pelo novo presidente da Emater/RS-Ascar. Edmilson Pelizari tomou posse na quarta-feira (4) e foi oficialmente apresentado nesta quinta-feira (5) no comando da instituição, substituindo Geraldo Sandri.
Pelizari, que foi prefeito do município de Pinhal em dois mandatos, destacou que o objetivo é levar a extensão rural aos produtores e agricultores gaúchos com participação e colaboração.
— Não estamos aqui para inventar a roda. Queremos fazer com que a roda continue girando e dar a velocidade necessária para que as coisas aconteçam da melhor maneira — pontuou Pelizari na entrevista coletiva de apresentação.
O novo presidente disse ver a realização de processo seletivo público como prioridade para resolver o déficit de empregados da Emater e prometeu acelerar a tramitação. Ele disse que solicitou apoio político à secretária da Agricultura, Silvana Covatti, para que o certame saia o quanto antes. O concurso já foi encaminhado para aprovação do governo do Estado.
Também prometeu esforços para angariar recursos e aprimorar o trabalho da extensão rural, que tem papel importante na economia dos 497 municípios gaúchos.
— Sabemos dos desafios do passivo trabalhista, do concurso público, da reorganização dos trabalhadores nos escritórios municipais e no escritório central (o prédio foi reinaugurado esta semana). Queremos, junto da área técnica e com muito diálogo, poder fazer com que a Emater continue prestando e melhorando cada vez mais a extensão rural — afirmou Pelizari.
A troca na gestão não acarretará em mudanças na diretoria da Emater. Alencar Rugeri permanece como diretor-técnico e Lino Hamann como diretor administrativo em exercício.