Não é de hoje que grãos são usados como moeda de troca, mas o movimento dado pela gaúcha 3tentos e apresentado no 7º CropShow, no centro tecnológico da empresa, em Santa Bárbara do Sul, traz uma inovação. É o cartão de crédito que permite o pagamento da fatura com sacas de soja. Com bandeira Visa, foi viabilizado por meio do braço financeiro da marca, a TentosCap.
— O diferencial é a possibilidade do cartão ser no prazo-safra. O produtor terá ter um limite acumulado entre julho e maio. Ele pode usar e ir acumulando para a safra. O aplicativo permitirá acompanhar os gastos — explica Luiz Pedro Dumoncel, diretor Financeiro e de Operações da TentosCap.
O pagamento em moeda grão é uma opção, com a cotação podendo ser fixada no momento da colheita ou de forma antecipada, por meio da trava de preços.
— O foco do cartão é efetivar nossa vontade de complementar o capital de giro do produtor — acrescenta o dirigente, em relação ao papel da instituição financeira.
A escolha do 7ºCropShow, para o lançamento do cartão foi em razão da proximidade com os produtores atendidos pela 3tentos — uma base de 18 mil clientes. A novidade é voltada a esse público. A expectativa era de fechar os três dias de evento, encerrado ontem, com uma demanda de 300 unidades.
O início da operação da TentosCap foi em junho de 2021. De lá para cá, soma R$ 80 milhões em crédito e presença em 42 lojas da 3tentos. A empresa, que abriu capital em 2021, fechou 2022 com receita líquida de R$ 6,9 bilhões, crescimento de 29%.
A estiagem que mais uma vez se faz presente no Estado não deve impactar a capacidade de originação da marca, avalia Luiz Pedro:
— Além da diversificação geográfica no RS, ainda tem a operação no Mato Grosso, que nos permite manter os investimentos.