Já pode se dizer que feriado de carnaval em Torres, no Litoral Norte, é sinônimo de feira da agricultura familiar. Completando 10 anos nesta edição, a tradicional Feira da Agricultura Familiar Sabor Gaúcho está no município e fica até a próxima terça-feira (21), na avenida Itapeva, próximo à praça XV de Novembro.
E, como de costume, trouxe novidades em forma de produtos. Sorbet orgânico, refrigerante natural e licor de batata são algumas das invenções dos agricultores familiares neste ano que compõem o cardápio da edição e prometem atrair ainda mais visitantes.
Pelo menos essa é a expectativa do setor. Assessor de Política Agrícola da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag/RS), Jocimar Rabaioli projeta vendas ainda melhores que as da feira passada, quando o faturamento chegou a R$ 434 mil.
— O Litoral Gaúcho neste ano está cheio e, a cada ano que passa, vemos uma fidelização cada vez maior dos clientes com os produtos e com o próprio local. Já virou uma tradição — explica.
Para manter o interesse dos visitantes, a Chácara Vila Nova Orgânicos, de Porto Alegre, um dos 57 empreendimentos familiares que estão participando, apostou na reinvenção no seu segundo ano na feira. E criou um “sorvete” orgânico sem leite: o sorbet.
— Vimos a necessidade de criar novos produtos para escoar quando a produção de morango fica muito alta. Temos 10 mil pés de morango. E em relação ao sorbet, tem muitas pessoas que não podem consumir leite — detalha Luci Mara Almeida, que divide o negócio com o marido, Obirajara Almeida.
Além do sorbet de morango, uva e cacau, a agroindústria de Luci também está vendendo em Torres suco de morango, geleias de morango e morango com pimenta e molho chutney.
Quem passar pela feira no feriadão vai encontrar também nos 55 estandes uma diversidade de queijos, pães, salames, copas, lombos, bacon, sucos, geleias, caponatas, patês, rapaduras, licores, artesanatos, flores, mel e ovos caipira.
Para o agricultor familiar participar do evento, a agroindústria precisa estar cadastrada no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf). Nesta edição, foi aberta uma inscrição em novembro e feita uma seleção dos empreendimentos. Normalmente, explica Rabaioli, se escolhe aqueles mais próximos do Litoral e, depois, se abre para aqueles que nunca vieram, para fazer um rodízio de participação.
A realização, além da Fetag-RS, é da prefeitura de Torres, governo do Estado e Emater.
O que saber para ir
- O que? 10ª Feira da Agricultura Familiar Sabor Gaúcho
- Onde? Na avenida Itapeva, junto à praça XV de Novembro, em Torres
- Quando? Até 20 de fevereiro das 14h às 23h e no dia 21 de fevereiro das 9h às 17h
*Colaborou Carolina Pastl