A temporada de praia no Litoral Norte está chegando. E, para aproveitar desde o início o movimento dos veranistas, a feira orgânica de Xangri-lá resolveu se antecipar neste ano. Em meio ao feriadão de 15 de novembro, a feira volta neste sábado (12), para ficar até o final de março do próximo ano. Será das 8h às 12h, na Praça Ramiro Corrêa, a central. Nas duas edições anteriores, o início era em janeiro.
— Vamos começar antes do veraneio neste ano para o pessoal já ir se acostumando, principalmente quem começa a vir de Porto Alegre nessa leva de feriados — explica Simone Moro de Souza, produtora de plantas medicinais no município de Osório que expõe na feira.
E as expectativas são boas. Só na sua banca, o produtor e proprietário da Vida Orgânicos, também de Osório, Kiko Ferreira, projeta que as vendas aumentem em 40% sobre o ano passado.
— Tem algumas pessoas que já estão nos ligando para saber se a feira já está acontecendo — acrescenta.
Nas cinco bancas que participam, todas de produtores da região, o público deve encontrar novidades neste ano, como batata roxa e plantas alimentícias não convencionais, as famosas PANCs. No cardápio, ora-pro-nóbis e capuchinhas, que são flores comestíveis, serão algumas das pedidas. Fora produtos já tradicionais, que estavam nos outros anos, como hortaliças, legumes, frutas, chás, temperos e cosméticos naturais.
O apoio é da prefeitura de Xangri-lá e da Emater.
*Colaborou Carolina Pastl