Acompanhando o clima de alta temporada que vive o litoral gaúcho, o município de Xangri-lá vai reabrir neste sábado (8) a sua feira de orgânicos. Agora, no entanto, do outro lado da avenida Paraguassu: na Praça Ramiro Corrêa, também conhecida como Praça Central, e não mais na calçada da igreja São Pedro.
Das 8h ao meio-dia, todo o sábado, pelo menos até março, veranistas e moradores poderão encontrar produtos variados que vão desde ovos caipiras a frutas orgânicas, folhosos, raízes, até tomatinho cereja, geleias e queijos. Haverá ainda uma banca de cosméticos naturais e veganos vendendo desodorante natural, xampu, aromatizadores, misturas de chás diversos, almofadas de ervas e sementes. No total, serão cinco bancas, todas orgânicas certificadas.
No ritmo da feira, que praticamente dobrou de tamanho em relação ao verão passado, a agricultora do município Flávia Requião também está com boas expectativas:
— Prevemos um crescimento de 50% nas vendas, devido ao aumento no volume de produtos e no incremento da qualidade e da diversidade dos itens — projeta.
A produtora Maria Tereza Crespo Fitz, que é do município de Caraá e também irá expor na feira, também está otimista.
— Estamos muito animados, Xangri-lá sempre deu um bom retorno para nós.
A iniciativa conta com o apoio da Emater e da prefeitura do município.
*Colaborou Carolina Pastl