A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), que detém o selo de indicação de procedência (IP) para os vinhos finos da região, ganhou dois reforços na última semana ao time de até então 14 associadas. Convidadas, as vinícolas Marzarotto e Caetano Vicentino – Vinhas & Vinhos, ambas de Nova Pádua, passam a integrar a entidade, com expectativa de produzir os primeiros rótulos com a IP estampada a partir desta safra.
Na avaliação das proprietárias dos dois empreendimentos, o convite veio em boa hora.
— É bem importante estar dentro da associação. E o consumidor gosta dessas diferenciações, ele valoriza — afirma a enóloga e proprietária Janaína Massarotto, da vinícola Marzarotto, referindo-se à possibilidade de agregar valor ao produto.
Graziela Boscato, uma das proprietárias da Caetano Vicentino – Vinhas & Vinhos, concorda:
— Estamos muito contentes de participar. O setor acaba se tornando mais forte quando mais vinícolas se unem. Além de ser uma oportunidade de fomentar o turismo no município, reforçando a qualidade do produto que é produzido aqui há anos.
Com a nova dupla à região da IP, Altos Montes agora soma mais seis hectares ao total de vinhedos associados, localizados nos municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua, com altitudes entre 550 e 885 metros. E a possibilidade de mais 10 rótulos estamparem o selo nas próximas safras.
Saiba mais
- IP é uma das modalidades da indicação geográfica, selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), e se refere ao nome geográfico de um local que se tornou conhecido pela produção ou prestação de determinado produto ou serviço
*Colaborou Carolina Pastl