A jornalista Bruna Oliveira colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Uma agenda conjunta de representantes gaúchos rumou a Brasília nesta semana para discutir com o governo federal uma série de demandas para o enfrentamento da estiagem.
Em entrevista ao Atualidade da Rádio Gaúcha (ouça abaixo), o secretário de Desenvolvimento Rural do RS, Ronaldo Santini afirmou que a lista de pedidos inclui a liberação de alimentos, principalmente para os povos originários, e a liberação de recursos para aquisição de grãos ao setor produtivo.
Parte das sementes deverá ser usada na alimentação dos animais. A demanda nesta área é de cerca de 12 mil quilos de grãos por produtor familiar de municípios atingidos, conforme relatado por federações do Estado e informado por Santini.
Nesta terça-feira (7), a comitiva foi recebida na sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) pelo também gaúcho e indicado a presidente da estatal, Edegar Pretto. Participaram do encontro, além de Santini, o secretário de Assistência Social, Beto Fantinel, o chefe da Casa Militar e coordenador de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, e o subchefe da Defesa Civil estadual, coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira.
Em vídeo divulgado após o encontro, Pretto disse que o governo está atento à situação do Estado e garantiu suporte para o atendimento das demandas:
— O governo federal compreendeu que é um momento muito difícil para milhares de famílias do Rio Grande do Sul, que têm demandas de várias ordens, e começamos há alguns dias a indicação, baseada nos pleitos dos movimentos sociais e governos, do que cada pasta do governo federal pode alcançar. Vamos, nos próximos dias, voltar a reunir o conjunto de ministérios para tratar da questão orçamentária e compartilhar as responsabilidades.
Ainda não há números consolidados do impacto da estiagem no RS por parte do governo gaúcho, mas a falta de chuva atinge amplamente as regiões. Na tarde desta terça, eram pelo menos 252 municípios com decretos de situação de emergência.
Nesta quarta (8), a comitiva será recebida pelos ministros da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Carlos Fávaro e Luiz Paulo Teixeira Ferreira. Também será solicitada uma visita do governo federal ao Estado para ver de perto a situação dos produtores.